Menu fechado
Blog Antes de liderar empresas...(1200 x 500 px)

Foi naquele momento decisivo, quando deixei de esperar que as coisas simplesmente acontecessem, que entendi que é a ação estratégica é o que vira o jogo.

Minha trajetória começou longe do glamour corporativo, eu era atendente de call center. Não era o emprego dos sonhos, mas vi ali um mercado em ascensão e tomei a decisão que mudou tudo… Vou crescer a partir daqui.

Comecei a buscar mais. Fazia perguntas, mergulhava nos bastidores do negócio e mudei completamente minha perspectiva. Passei a me enxergar como uma empresa:

  • Quais são meus objetivos de curto, médio e longo prazo?
  • Estou aprendendo algo novo ou tornando-me irrelevante?
  • Estou construindo patrimônio ou apenas apagando incêndios financeiros?
  • Meus hábitos diários me impulsionam ou me sabotam?

Essa mudança mental me levou a enxergar desafios como degraus e não como barreiras. Foi ela que me conduziu até o C-level.

O poder da gestão de si mesmo

Estudos mostram como a mentalidade de crescimento pode impactar diretamente a trajetória profissional. A psicóloga Carol Dweck, da Universidade de Stanford, introduziu esse conceito, demonstrando que pessoas com mentalidade de crescimento acreditam que habilidades podem ser desenvolvidas com esforço, aprendizado e resiliência.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Harvard Business Review, pessoas que assumem a responsabilidade por suas próprias vidas e tratam suas carreiras como um negócio têm:

  • 34% maior probabilidade de se tornarem líderes organizacionais;
  • 21% mais chances de superar adversidades no trabalho;
  • 50% mais resiliência frente às mudanças de mercado.

Esses números reforçam algo simples, mas essencial: o maior fator de sucesso é a capacidade de assumir o controle da própria trajetória.

Reflita sobre você

Qual é o papel que você está desempenhando na sua carreira hoje? Antes de liderar empresas, você tem liderado sua própria trajetória como quem é dono de um negócio ou tem deixado as circunstâncias tomarem as rédeas?

Essa virada de chave não só transforma carreiras, mas vidas. Começar a se enxergar como uma empresa significa ter objetivos claros, planejar de maneira inteligente e, principalmente, focar no crescimento contínuo.

Agora a reflexão é sua… Quando foi o momento em que você começou a se enxergar como um negócio? E, se ainda não deu esse passo, o que tem te impedido?

Deixe nos comentários sua experiência ou o que você deseja mudar. Transformar sua história pode começar agora. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *